Atendimento +55(51)3028-4853
philos

Marketing sensorial: utilizando o olfato nos negócios

29 Junho 2018Dicas

O Marketing Sensorial tem como objetivo atingir o subconsciente dos consumidores, influenciando no seu comportamento de compra e enviando mensagens que vão além das palavras e das imagens, pois aguça e trabalha os 5 sentidos (tato, audição, olfato, paladar e visão).

O olfato, especialmente, é um dos sentidos mais aguçados no ser humano. A memória olfativa pode nos remeter a espaços de tempo, momentos e pessoas. Isto acontece porque o olfato está ligado ao sistema límbico no cérebro, responsável por sentimentos e emoções.

Assim, utilizar os cheiros para criar a personalidade da sua empresa pode ser uma ótima estratégia e o coloca sua marca à frente dos concorrentes. Um cheiro bom pode ter maior impacto no humor do que o som, dizem especialistas. Porque não usar bons aromas à favor dos seus negócios?

Por exemplo, uma empresa de óculos de sol pode utilizar o aroma de coco em sua loja, ativando a memória olfativa dos clientes que ali estão, remetendo a um cheiro que lembra o período de férias, que por sua vez, tem tudo a ver com óculos de sol.

Mas ainda, é possível utilizar o olfato para passar uma imagem ou percepção para os consumidores, enfatizando atributos que melhor descrevem a empresa, como por exemplo aromas mais doces para as mais elegantes, cítricos para empresas jovens e descoladas, amadeirados para lojas de roupa masculina, etc.

Que tal explorar esta possibilidade no seu negócio? Conte com os nossos produtos para fazer sua estratégia de Marketing Sensorial. 

Artigos relacionados

Voltar