Atendimento +55(51)3028-4853
philos

O alecrim melhora a memória e o seu humor

04 Julho 2018Essências e aromas

O alecrim é um arbusto que mede 1,5cm de altura e é muito comum nos países próximos ao mar Mediterrâneo, locais de solo pedregoso e arenoso. É facilmente encontrado no sul da Espanha, Portugal, Itália, França, Grécia e nas Ilhas Canárias. A palavra “alecrim” vem das palavras latinas ros (que significa “orvalho”) e marinus (que significa “mar”). O odor das folhas é forte, fresco e herbáceo. O sabor, quando utilizado na culinária, é picante e amadeirado.

Uma recente pesquisa realizada pela Universidade da Nortúmbria, na Europa, concluiu que o alecrim possui ótimos benefícios para a memória. Idosos foram submetidos a testes antes e depois de sentirem o cheiro do alecrim e o resultado foi incrível: eles tiveram melhores notas no exame depois de terem passado pela “sala do alecrim”.

Isso acontece pois existem compostos no alecrim, como o eucaliptol, que causa um aumento no neurotransmissor chamado acetilcolina, que transmite impulsos nervosos entre as células do cérebro.

E porque não ingerir? Pois quando ingerido, o alecrim é processado pelo fígado, perdendo determinadas substâncias neste processo. Quando inalado, as moléculas passam diretamente para a corrente sanguínea, sem ser processadas pelo fígado, e indo para o cérebro. 

Ainda, este mesmo estudo que concluiu que o cheiro do alecrim melhora a memória, também descobriu que o humor melhorou significativamente, quando comparado dois grupos (os que cheiraram e que não cheiraram alecrim).

Que tal incluir este aroma no seu dia-a-dia com os difusores da Arômatha?

Adquira o seu em: http://www.aromatha.com.br/produtos/fragrancia/alecrim

Artigos relacionados

Voltar